Shantala - Massagem Indiana

A shantala é uma técnica de massagens para bebés, trazida da Índia e introduzida no Ocidente pelo Doutor Leboyer, obstetra francês.

Os  benefícios para o bebé são:

aumenta a oxigenação dos tecidos e estimula o fluxo sanguíneo pelo organismo;

favorece a respiração, ajudando o organismo a expelir toxinas e revitalizando o corpo;

previne cólicas, prisão de ventre e insónias por estimular o aparelho gastrointestinal;

tem uma ação relaxante e melhora o humor do bebé, libertando a tensão acumulada;

atua diretamente sobre o desenvolvimento psicomotor;

contribui para o contato afetivo e promove a harmonia do bebé com o mundo exterior.


Durante as massagens é necessário usar um óleo vegetal, serve o óleo de amêndoas doces, para melhor deslizamento das mãos sobre a pele do bebé, um fundo musical suave, e uma iluminação mais branda para manter o ambiente aconchegante. O ambiente deve ser aquecido, com uma temperatura agradável.

É aconselhável que a shantala seja realizada diariamente, sempre à mesma hora. No entanto, deve esperar-se pelo menos meia hora depois de o bebé mamar, ou uma hora, se ele tomar biberão, para evitar que regurgite.

Se o bebé estiver engripado, com febre ou outros sintomas, a prática deve ser suspensa.

Para realizar as massagens é necessário que tu estejas numa posição confortável, com as costas direitas, ombros relaxados, pernas esticadas. O bebé deve ser colocado sobre as tuas pernas, em cima de uma toalha ou fralda. Contudo, se preferires, podes ficar em pé e massajá-lo no mudador de fraldas.

Olha o nos olhos calmamente e concentra-te. Esfrega um pouco de óleo nas mãos e num ritmo lento e constante, realiza movimentos com firmeza, aumentando naturalmente  a pressão dos dedos.

Os movimentos são feitos de dentro para fora, do centro para as extremidades, ou de baixo para cima. Tenta começar sempre pelo lado esquerdo e terminar pelo lado direito. Segundo estudiosos da medicina oriental, este é o sentido da energia no corpo humano.



Segue os passos abaixo. Cada passo deve ser realizado de 3 a 10 vezes.

1º passo: começa pelo peito do bebé, deslizando as mãos do centro para os lados.

2º passo: colocando as mãos na anca do teu bebé, deixa-as subir pelo tronco, fazendo pequenas ondulações, alternadamente. A primeira mão sai do lado esquerdo da anca até ao ombro direito, em seguida a outra mão parte do lado direito para o ombro esquerdo.

3º passo: massaja os braços, virando o bebé de lado. Segura um ombro com uma das mãos e o pulso com a outra. Vái deslizando a mão fechada do ombro até o pulso. A seguir, faz o mesmo com as duas mãos, indo do ombro em direção ao pulso. O movimento imita uma rosca, com uma mão no sentido contrário da outra.

4º passo: antes de passar para o outro braço, massaja a mãozinha do bebé com os polegares. Alonga os dedinhos, dobrando-os para trás gentilmente.

5º passo: percorre com as mãos a parte lateral do bebé, desde as costelas até às ancas. Coloca as mãos em conchinha e viradas para fora ou então, segura nas perninhas para cima e faz o mesmo movimento com o teu antebraço

6º passo: envolve a perna do bebé com a mão, formando uma bracelete, e vá desde a virilha até ao tornozelo, alternando as mãos.

7º passo: com as duas mãos, faz um movimento giratório, de vai e vem, desde a virilha até ao tornozelo, insistindo um pouco mais no tornozelo para estimular a circulação.

8º passo: movimenta os teus polegares do centro do pezinho do bebé aos dedinhos. Desliza toda a mão pelos pés do bebé. Segura cada dedo, começando sempre pelo polegar e massaja a pontinha de cada um deles. Repete os movimentos com a perna e o pé direito.

9º passo: vira o teu bebé de costas, deixando-o perpendicular às tuas pernas e, com a cabeça voltada para o teu lado esquerdo, mantem as duas mãos espalmadas e faz movimentos de vai e vem, descendo da nuca ao rabinho e depois voltando a subir.

10º passo: mantem a tua mão direita no rabinho do teu bebé e desliza a mão esquerda com o polegar aberto, da nuca ao rabinho.

11º passo: depois de voltar o teu bebé para a posição inicial, junta os dedos no centro da testa e faz um semicírculo, contornando cada olho. Volta para o centro da testa e faz outro semicírculo, indo em direção às maçãs do rosto. Por fim, faz semicírculos, indo até ao queixo.

12 º passo: com os polegares, sobe e desde a base do nariz até o centro da testa e volta, num movimento de vai e vem.

13º passo: segura as mãos teu do bebé, abre os seus bracinhos e depois fecha, cruzando-os e alternando o braço que fica por cima, o que ajuda a aliviar tensões nas costas e melhora a respiração.

14º passo: cruza as perninhas do teu bebé em posição de lótus, com os pés sobre o joelho oposto e o outro joelho sobre o outro pé, e leve-as em direção à barriga. Alterna as perninhas.
ACABA A MASSAGEM COM UM BANHINHO.

O contato da água morna com a pele do teu bebé é muito agradável e relaxante pois permite reviver as sensações da vida intrauterina. A banheira deve estar bem cheia para que o bebé fique imerso na água e possa aproveitar o relaxamento.

agora toca a experimentar meninas , vamos lá relaxar os nossos bebés com a shantala , massagem indiana , e é obvio só podia vir da minha India *-*

pra quem não percebeu bem aqui tem um video

 Shantala - Massagem Indiana


2 comentários: