Sonambulismo Infantil ?? será ?

Provavelmente são coisas da minha cabeça , ou provavelmente é algo verídico, sinceramente não faço ideia , sei que o meu filho desde precisamente os 10 meses tem perturbações no sono. No entanto quanto mais o tempo passa mais agressivas ficam estas perturbações. Ora dorme que é uma maravilha no entanto todas as noites, do nada senta-se na cama de OLHOS FECHADOS, ri-se ás gargalhadas e começa a gatinhar, a minha reacção obviamente é logo espontânea , pego nele deito-o e ele fica. A minha preocupação é mesmo isto vir a piorar. Opiniões mamãs mais experientes ? é algo normal ? ou devo estar atenta ? Existem casos de sonambulismo na minha familia, daí a minha dúvida. 



3 comentários:

  1. Ja falaste com o pediatra acerca desse assunto ?
    O meu santiago desde os 9 meses comecou a dormir com os olhos meios abertos e meios fechados e volta e meia tbm acordava a chorar muitoo ou entao ria - se a dormir como se estivesse acordado . Falei a pediatra e ela disse que era o sono pertubado com alguma coisa , mas entretanto isso passou - lhe e dorme lindamente !
    Mas fala ao pediatra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já catte , ela disse que ainda é cedo pra saber se é sonambulismo ou nao, pra deixar andar e quando fizer 24M faz-se exames mais aprofundados.

      Eliminar
  2. Querida, o sonambulismo pode aparecer a qualquer momento depois que a criança aprende a engatinhar e a andar, e pelo menos 15 por cento das crianças têm um episódio em algum momento da vida.
    No entanto, não há como evitar o sonambulismo, mas existem algumas atitudes que devem ser realizadas para impedir que o seu pequeno diamante se magoe. O recomendado é não acordar a criança, já que ela pode se assustar ou ficar confusa com a situação e ainda desencadear novos episódios na mesma noite. Mas se a criança acordar, não prejudicará a sua saúde. A criança deve ser conduzida tranquilamente de volta à cama.
    O tratamento à base de medicação só é recomendado quando o sonambulismo prejudica o dia-a-dia da criança. Se os episódios de sonambulismo ocorrerem de quatro a cinco vezes por noite ou cinco vezes na mesma semana a criança pode apresentar sinais claros de sonolência, alternando o humor ao longo do dia.
    Mas o seu pequeno diamante ainda é pequeno :) o sonambulismo é um distúrbio do sono que não traz prejuízos para a criança e é mais frequente entre a idade de 4 a 10 anos devido à imaturidade do sistema nervoso central, que ainda se encontra em intenso desenvolvimento. Quando chega a adolescência, o sonambulismo tende a diminuir sensivelmente. Sonambulismo não é doença, mas se os episódios forem frequentes ou persistirem mesmo na adolescência, procure um especialista.

    ResponderEliminar